3 Passos Importantes para trocar o óleo sintético da motocicleta e os filtros de óleo
Você já leu o livro Zen e a Arte da Manutenção de Motos? Sinceramente, ainda não terminei, mas uma coisa que aprendi nos manuais de reparo de motocicletas é que se você fizer apenas uma coisa e pedir a um mecânico de motocicletas para fazer todo o resto, a primeira coisa é trocar o óleo regularmente. Faz. Fazer.
O óleo é a alma de qualquer motor; desde a motocicleta até o cortador de grama, sem ele, o motor irá travar e parar. Nas motocicletas, no entanto, é necessário um óleo mais pesado, pois o mesmo óleo é usado não apenas para lubrificar o motor, mas também a transmissão e a embreagem.
Além de atuar como lubrificante para garantir que as peças
metálicas não entrem em contato umas com as outras, como a maioria das
motocicletas, o óleo também é usado para resfriar o motor. Além de atuar como
lubrificante para garantir que as peças metálicas não entrem em contato umas
com as outras, como a maioria das motocicletas, óleo também é
utilizado para resfriar o motor. Além disso, o óleo de motocicleta ajuda a
mover rapidamente pequenos detritos, como limalhas de metal, carbono e sujeira,
das peças do motor para o filtro de óleo. Agora você pode ver por que me
refiro ao óleo como sangue vital e por que ele deve ser trocado regularmente.
SIGA OS SEGUINTES PASSOS E NÃO TERÁS PROBLEMAS
Passo 1 - Escorra o óleo velho. Algumas dicas para
tornar isso mais fácil incluem aquecer o motor para diluir o óleo, colocar a
motocicleta no cavalete central, desenroscar o bujão de óleo para aliviar a
pressão e balançar a motocicleta lentamente de um lado para o outro para
acelerar o processo.
Passo 2 e ndash; Depois de drenar todo o óleo, você
precisa substituir o filtro de óleo. Uma vez substituído, coloque tudo de
volta e certifique-se de que todos os parafusos estão apertados.
Passo 3 e ndash; Substitua o óleo. Para quantidades
exatas, consulte o manual do usuário ou o manual de reparo. Ao decidir
sobre os tipos de óleo de motocicleta a usar, sempre consulte primeiro o manual
do usuário. Minha preferência pessoal é usar óleo sintético de motocicleta
20W50 no verão e depois troco por óleo sintético de motocicleta 10W40 no
inverno. Como você deve ter notado, as motocicletas exigem óleo de grau
pesado, como 20W50, 10W40, SAE 60, 75W110 e 75W140, sendo os dois últimos
usados em motocicletas Harley Davidson. Depois de substituir o bujão de
óleo, ligue a motocicleta e deixe-a funcionar por alguns minutos para
distribuir o óleo ao redor do motor.
Também podemos aqui dizer que existem muitos
óleos específicos para motocicletas sendo produzidos, no entanto, um debate em
andamento por muitos motociclistas que se opõem aos preços mais altos do óleo
de motocicleta afirma que o óleo automotivo é tão bom quanto o óleo de
motocicleta.
Todavia embora o óleo de motocicleta tenha as mesmas propriedades do óleo automotivo comum, polímeros estáveis ao cisalhamento são adicionados para melhorar a maneira como ele funciona em motores de motocicleta.
Podemos chegar a conclusão de que por causa desses polímeros, o óleo de motocicleta manterá sua viscosidade por muito mais tempo do que o óleo automotivo. O que é importante para a vida da sua moto.
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