Altos preços dos combustíveis : Causas ?
A oferta e demanda de petróleo bruto ou petróleo não refinado é a principal razão para o alto custo do combustível. A oferta e a procura são os critérios básicos para todos os preços da energia. Existem três estimativas de energia diferentes para as reservas de petróleo conhecidas do mundo, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA. A média dessas reservas é estimada em 1,255 bilhão de barris.
A Arábia Saudita é um grande produtor de petróleo com 256 bilhões de barris de reservas. 755 bilhões de barris pertencem ao Oriente Médio. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma associação de 12 países liderada pela Arábia Saudita. A OPEP responde por 2/3 (66,66%) das reservas mundiais de petróleo. Como líder de mercado, a OPEP é livre para definir seus próprios preços de petróleo bruto. Portanto, não há concorrência considerável para baixar os preços.
Demanda e preços de combustível combustíveis são diretamente proporcionais entre si. Isso significa que sempre que a demanda dos derivados de petróleo aumenta, os preços do combustível para o consumidor aumentam. Estima-se que a demanda global diária de petróleo seja de cerca de 85 a 90 milhões de barris.
Existem uma variedade de factores que podemos assim dizer que atrapalham a oferta do combustível, resultam no aumento da demanda e, consequentemente, os preços disparam. Operações militares ou outras disputas entre diferentes países são o grande obstáculo no fornecimento contínuo do combustível.
Por
exemplo, atividades militares israelenses no Oriente Médio, atos de rebelião na
Nigéria etc.
O impacto dos desastres naturais nos preços dos
combustíveis não pode ser negado. Como podemos tomar o exemplo 2005
Furacão Katrina na América resultou em 40 centavos de aumento durante a noite
nos preços dos combustíveis. Vários cais de petróleo offshore e refinarias
da Costa do Golfo foram seriamente danificados e fechados em resultado do
furacão Katrina por vários meses.
PORQUE
SURGIU O MERCADO DE ENERGIA?
Os mercados de energia surgiram como uma plataforma de negociação rápida nos últimos anos. Assim, quanto maior o banco maior são suas mesas de negociação de commodities. A maioria dos investidores hoje em dia se mudou para o mercado para negociar pactos futuros sobre os preços do petróleo. Até os bancos se desenvolveram.
Todavia porem podemos assim dizer e concluir que além disso, na maioria dos países o preço do combustível é citado em dólares americanos, ou seja, os exportadores reivindicam preços mais altos para reembolsar a moeda desvalorizada, quando o dólar está fraco em relação a outras moedas globais.
0 Comentários