O Velho gangster americano Jay-Z

O Velho gangster americano Jay-Z aos 54 anos:

O Velho gangster americano que construiu um império "com a alma de um poeta e a mente de um assassino"

Poucos contribuíram tanto para levar o hip-hop ao estrelato pop, poucos construíram impérios como o dele. Como o antigo dealer e gangster das ruas de NY se fez cinquentão, casado com Beyoncé.

Naquele dia 4 de dezembro de 1969, há 50 anos, quando viu nascer um bebĂ© que pesava uns impressionantes quatro quilos e 500 gramas — contou-o o prĂłprio rebento anos mais tarde, na canção “December 4th”, do seu famoso Black Album —, dificilmente Gloria Carter imaginaria ver o seu filho encerrar assim 2022: cinquentenário, com uma fortuna em que a quantidade de zeros Ă© difĂ­cil de calcular, casado com uma das maiores estrelas pop do planeta (BeyoncĂ©) e atĂ© há pouco tempo atentamente ouvido (nĂŁo sĂł nas canções, tambĂ©m nas conversas) por um presidente dos Estados Unidos da AmĂ©rica, Barack Obama.

Era preciso ser mesmo muito otimista (talvez louca seja adjetivo mais realista) para imaginar para o filho um futuro remotamente próximo do atual. Não era só a dificuldade de Shawn Carter chegar a Jay-Z, de se tornar um músico que já não é só músico mas homem de negócios que é também celebridade mundial.

Era tambĂ©m a dificuldade de um estilo de mĂşsica entretanto nascer para se ajustar a ele como um fato Ă  medida — a ele, miĂşdo negro que cresceu desbotado, de roupa larga e rasgada, no meio de rufias, abandonado pelo pai, criado pela mĂŁe e rodeado de crack e armas por todo o lado, no bairro social de Marcy, em Brooklyn, Nova Iorque. Mas voilá: o hip-hop apareceu e fez-se banda sonora dominante, Shawn Carter cresceu e fez-se Jay-Z

Fonte: #GonçaloCorreia

Enviar um comentário

0 Comentários